Arcane Episódios 1-3: Ato 1 Review - Toda Lenda tem um Começo

No cerne, a história das irmãs Vi e Jinx, presas na luta contínu entre a influência da cidade alta PILTOVER e sua irmã pobre, ZAUN, a cidade baixa

League of Legends é um game multiplayer massivo e ultra-popular o qual sempre teve potencial para desenvolver grandes histórias. De fato, A Riot Games sempre buscou amarrar o mundo da Runeterra e seus personagens em uma narrativa maior através do universo expandido. Infelizmente, apesar dos personagens carismáticos e cidades criativas, nunca tiveram sucesso na massificação de suas histórias para além do nicho LOL. No entanto, a nova série animada da Riot e a Netflix, Arcane, encontrou bastante espaço para contentar os jogadores e dar as melhores boas vindas aos novos fãs.

A narrativa centra-se nos habitantes das cidades de Piltover e Zaun. Embora sejam irmãs, Piltover é a metrópole idealista e cientificamente desenvolvida, enquanto que Zaun é a marginalizada. Até onde li, nos games a história basease na luta da cidade boa (Piltover) contra a má (Zaun), entretanto, Arcane aprimora uma discussão mais complexa. Aqui piltover abriu a cidade baixa (Zaun) a anos, forçando seus líderes em ofertas de proteção desvantajosas e impopulares e empunhando imenso poder policial como para manter a pobreza da cidade. Assim, as décadas de maus-tratos ajudaram a empurrar os cidadãos descontes de Zaun em direção a Silco, que prometeu transformar a cidade baixa em Zaun e fará qualquer coisa para ganhar poder sobre Piltover.

Se ficou com a impressão de que essa é uma narrativa absolutamente adulta, você está certo. Arcane não mostra crianças fofinhas, nos episódios focados na infância das protagonistas há palavrões, sangue, um tom muito sombrio, cenas perturbadoras e muita violência física e psicológica. Ainda assim, a classificação PG-13 é mantida, e o show mantém a maioria dos seus temas e personagens bem desenvolvidos, diretos e compreensíveis aos telespectadores. Desse modo, é um raro doce, o qual é mais amargo que qualquer filme Marvel, porém sem cruzar a linha da fantasia adulta ou Grimdark.

Afora a jogabilidade, são os personagens que fazem de League of Legends ser o que é. Seja devido às habilidades no jogo ou flashes de personalidade, a maioria dos gamers cria fortes ligações com seus campeões. Nada obstante, por mais amados que sejam, as versões dos personagens nos games são compostas de arte excepcional e algumas linhas de diálogo inteligente, que comunicam um pouco sobre quem são e sua personalidade. Arcane, portanto, acerta em ampliar as sinopses do site oficial, dando mais profundidade e concretismo as histórias.

Nessa lógica, no lugar de trabalhar com muitos heróis, Arcane habilmente enfatiza Jinx, Vi, Alguns campeões chave e novos personagens. Na proposta da série os arcos são dividios em três atos separados e diretamente ligados que acontencem com vários anos de diferença. Estes funcionam como curtas-metragens com seus próprios arcos narrativos e dão ao programa tempo para mergular em cada um de seus personagens ao longo de sua jornada e vida. Nesses primeiros três episódios o show concentra-se em duas duplas separadas entre Piltover e Zaun: as irmãs Vi e Jinx, e os parceiros científicos Jayce e Viktor. Cada um deles é um herói do game e suas histórias refletem nitida e ferozmente as cidades que habitam.

As irmãs crescem como órfãs na Cidade Baixa, mas seguem caminhos diferentes depois da infância, levando a fins com os quais os jogadores da Liga estão muito familiarizados, mas podem pegar alguns recém-chegados de surpresa. Essa capacidade de criar duas experiências separadas, mas satisfatórias para o show é um dos feitos mais impressionantes de Arcane e uma prova de como cada um dos personagens se sente bem realizado. Jinx e Vi fornecem o centro emocional do show até agora, e não tem medo de ficar surpreendentemente trágico. Isso é especialmente verdadeiro para Jinx, cuja história tem o terreno mais narrativo para cobrir e é particularmente eficaz nos primeiros episódios, enquanto ela luta para encontrar seu lugar na sombra de sua irmã.

Mas são Jayce e Viktor os mais emblemáticos de alguns dos temas maiores de Arcane. Ambos os personagens são gênios científicos que lançam a cidade de Piltover no futuro com suas invenções. Mas, embora sejam parceiros em seus primeiros dias, é claro que os dois ainda estão divididos sobre o quanto estão dispostos a arriscar a segurança pública em nome da ciência. E como suas opiniões divergem, Arcane usa os dois como vozes para explicar as ideologias por trás de Piltover e Zaun, o que esperançosamente permitirá que o show se aprofunde nas filosofias que conduzem duas das cidades mais interessantes de League of Legnds.

Para um show ambientado em um mundo fantástico como Runeterra, porém, seus personagens e cenário são realmente tão bons quanto a arte que os retrata, e é aqui que Arcane é mais impressionante. A série, que foi animada pela Riot e Fortiche Production, é absolutamente deslumbrante - especialmente entre os programas da Netflix que geralmente apresentam designs de personagens mais simples e menos expressivos. Aqui temos um estilo de pintura e traço que é particularmente notável em paisagens amplas e  quando estabelece fotos das enormes torres e edifícios extensos de Zaun e Piltover.

Os personagens de Arcane também são ótimos, atingindo um equilíbrio entre um estilo que parece coeso com a arte de League of Legends, mas também parece um pouco mais natural para a animação narrativa. Os rostos dos personagens são expressivos e as emoções se traduzem bem, mesmo se nem todas as comédias físicas aterrissarem. As sequências de batalha do programa também são excelentes, misturando câmera lenta, ângulos únicos e um ótimo uso de múltiplas perspectivas durante uma explosão para ajudar a manter a ação na tela clara e legível, bem como cinética e emoção.

Os Episódios 1, 2 e 3 servem como uma introdução fantástica à série animada que só parece estar se movendo para cima em qualidade à medida que avança. A série, portanto, tem muito potencial e deve ser um marco fantástico para os fãs do universo Arcane e League of Legends, bem como para as pessoas novas na série.

Arcane está sendo lançado em partes de três episódios na Netflix, com os episódios1-3 já lançados, os episódios 4-6 caindo em 13 de novembro e 7-9 caindo em 20 de novembro.

NOTA: ★ ★ ★ ★ ★

Fonte: Netflix/Riot Games

© 2021 Riot Games

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0