Arcane Episódios 4-6: Ato 2 Review - Tentando Concertar um Mundo Quebrado
Nas cidades sempre há pessoas sem vontade de aceitar o status quo. Em Piltover e Zaun, o sistema está prestes a ser desafiado
Arcane é uma série de ação e fantasia da Netflix / Riot Games que se passa no mundo do popular videogame League of Legends da Riot Games. O ato 1 foi sobre como as irmãs Jinx e Vi se separaram e o que as separou. O Episódio 3, em especial, foi uma aula magistral em como amarrar a configuração do seriado, prometendo apresentações divertidas e eventos significativos que se seguirão. Agora, Vander está morto. Powder está nas garras de Silco, ao passo que Vi foi presa por Marcus. Enquanto isso, Jayce e Viktor fizeram uma descoberta em sua pesquisa na Hextech. Uma descoberta que pode mudar seu mundo. Mas até que ponto alguma coisa realmente mudará?. Por seu mérito, o ato 2 de Arcane faz um ótimo trabalho na fase de confronto da história, definindo os personagens e suas motivações da maneira certa para que se obtenha o máximo de satisfação ao observar o desenrolar dos eventos.
Depois de alguns anos, somos levados de volta às cidades de Piltover e Zaun a tempo para a celebração anual do Dia do Progresso. É o aniversário da fundação da cidade, e nos anos que antecederam esse evento, a descoberta de Jayce e o Viktor de Hextech tem feito a cidade prosperar em crescimento e melhoria da qualidade de vida. No entanto, nem tudo é como deveria ser. Por um lado Piltover prospera, por outro Zaun sofre sob o radar daqueles que devem assistir sobre eles. Agora, com Silco movendo os fios, a situação cresce cada vez pior quando inunda as ruas com suas drogas. Mas sempre há pessoas sem vontade de aceitar o status quo. Em Piltover e Zaun, o sistema está prestes a ser desafiado.
As marcas do primeiro ato da história de Arcane eram visuais lindos, personagens ricos e um mundo que estava cativante e envolvente. a medida que todas essas coisas continuam presentes no ato 2, a história vacila devido a um problema antigo da estrutura de três atos. Antes disso, vale lembrar que em seu livro de 1979, “Screenplay: The Foundations of Screenwriting”, Syd Field definiu o principal modelo de ficção narrativa que a maioria das formas de mídia usa hoje. Conhecia de estrutura de três atos, sendo eles chamados de A Configuração, O Confronto e a Resolução. De uma maneira que não é muito sutil, Arcane também é dividido em três atos, todos compreendendo três episódios que seguem a estrutura de três atos. O arco do meio, no que lhe concerne, é como uma história inacabada que existe principalmente para você chegar no terceiro ato.
No lugar de entregar uma história completa que se encaixa na narrativa maior, esse ato configura o cenário para a resolução final na próxima semana. Isto é particularmente verdadeiro para o lado da narrativa de Arcane que se concentra em Zaun, Caitlyn e as irmãs estrelas do nossos show. Nos anos entre os atos um e dois, Caitlyn torna-se uma executor. Quer dizer, ela é um oficial brilhante e dedicada que realmente quer fazer as coisas certas para a PILTOVER e ZAUN. Vendo o crime e a corrupção se encaixam por Sherriff Marcus, Caitlyn inicia sua própria investigação após as explosões em um dos hexgates de Piltover, que não recebe a atenção que parece merecer. Isso logo leva-a em contato com VI, que tem sido cativa de Marcus no sistema prisional de Piltover desde que ele a levou em cativeiro no final do ato 1.
Como VI e Caitlyn mergulham no ventre de Zaun, recebemos algumas das melhores histórias visuais disponíveis na tv, streaming e cinema desde muito tempo. Porque a dupla passa por áreas novas e antigas, tudo sobre Zaun é sentido de forma diferente, ainda que a estrutura não tenha mudado muito. Mas a atitude, energia e as pessoas foram alteradas desde que Vander faleceu. Essa narrativa visual é combinada com momentos numerosos que se sentem como reflexões obscuras de cenas da parcela anterior da série. Esses dois elementos impulsionam o ato 2 com emoção tal que nós faz sentir preparados para outro acabamento espetacular no episódio 6. Infelizmente, o episódio final sai enquanto tenta dar outro momento emocional, mas, em última análise, falha enquanto acelera as coisas rapidamente para configurar o que está por vir. De certa modo funciona, mas não deixa de ser rápido de mais, por exemplo a relação de Caytlin e Vi, que embora ao final seja o ship do seriado, poderia sim ter sido desenvolvido com mais momentos de interação.
O lado do Piltover da narrativa sofre das mesmas deficiências e pontos positivos que no ato 1. O conto que se concentra em Jayce enquanto navega seu novo lugar de destaque na alta sociedade da Piltover é bem conclusivo. No entanto, deixa os ares muito mais leves visto que em torno da política e intriga dos ricos. Isto é essencial para construção de universo, contudo não é tão interessante quando os outros núcleos e afeta o impacto emocional que carrega as demais histórias por meio da quebra de ritmo. O lado de PILTOVER da história também contém minha maior preocupação e dúvida da série. O que vai acontecer com Viktor?
Ao longo deste segundo ato, vemos a saúde de Viktor em declínio. Devido a isso, o cientista brilhante lutou com as regras e restrições da cidade que o mantêm de arado à frente em sua pesquisa. Ele se sente como ficando sem tempo e o mundo está ativamente aprimorando suas tentativas de salvar Himslf. Essa configuração me preocupa porque tem os ingredientes de uma história de origem superficial que usa a doença crônica da pessoa como uma razão para a vilania. Isto é, ele vai arriscar as vidas e a segurança dos outros para que ele mesmo possa viver. Esse potencial egoísmo, se acontecer, é um ponto negativo pra mim, porém é algo absolutamente pessoal. Ter a luta de um indivíduo contra uma doença crônica que o emcaminha para vilania é um desses conceitos que a série devería ter deixado para trás.
O lindo estilo visual que maravilhou os espectadores na primeira semana só é fortalecido em no ato 2 de Arcane. Isto é particularmente verdadeiro quando observamos Powder (Jinx). À medida que a jovem passou os anos intervirados com culpa e sentimentos de abandono, Silco fez todos os esforços para torcer e manipular a psique fratada da protagonista para seus próprios ganhos. Os momentos em Powder está agonizando em sua mente e dominio são extremamente impactantes. Sem dúvidas isso é devido ao fantástico trabalho de voz da atriz Mia Sinclair Jenness, Igualmentegraças a quão vividamente o design visual entrega a expressão emocional da personagem, bem como como ele captura a maneira fratada em que Powder percebe seu mundo. Talvez o mais interessante da personagem pra mim seja o fato de que não consigo definir ela. Isto que dizer que não consigo imaginar o que esperar dela no ato 3. Depois que ela avança em pespectiva no final do sexto episódio não saberia definir quem é a Jinx.
Os Episódios 4, 5 e 6 nos resintroduz aos personagens, desenvolve a narrativa pela espansão da política em Piltover e e nos banha em emoção e sentimentos váriados. A magia, por sua vez age como a espinha dorsal da série, dado que fortace o conflito entre as duas cidades. O ato 2 define todas as peças e nos entrega muitos mistérios instigantes.
Arcane está sendo lançado em partes de três episódios na Netflix, com os episódios1-3 já lançados, os episódios 4-6 caindo em 13 de novembro e 7-9 caindo em 20 de novembro.
NOTA: ★ ★ ★ ★ ★
Fonte: Netflix/Riot Games | League of Legends YouTube | Arcane Site Oficial
© 2021 Riot Games
Clique Aqui Para Ver Mais