Condições de Trabalho Leva Animador a Sair do Mappa

O animador Mushiyou fez um post no twitter reclamando das condições de trabalho análogas ao trabalho escravo no estúdio Mappa

Condições de Trabalho Leva Animador a Sair do Mappa

Fonte: SNK Oficial

Nos últimos 5 anos, o estúdio MAPPA tem tornado-se uma força da natureza e a cada ano destaca-se cada vez mais. A título de exemplo, o estúdio esteve a frente de Jujutsu Kaisen, Dororo, Zombieland Saga e Yuri !!! no Ice. Contudo, em 2020 deu seu maior salto de popularidade ao adaptar a última temporada de Shingeki no Kyojin, que estreou em dezembro de 2020, após vários atrasos.

Os motivos que permitiram esses animes chegarem nesse patamar premium de animação já não são mais novidades. Isto, pois semana após semana, vazamentos sobre condições de trabalho análogas ao trabalho escravo tem repercutido em plataformas de notícias e redes sociais: más condições de trabalho, horários quase impossíveis de cumprir, assédios aos trabalhos e muito mais. Enquanto alguns tornavam a hashtag #ThankyouMappa viral, outros apontavam a romantização do abuso de trabalhares. Nesse contexto, o animador conhecido e talentoso MUSHIYO deixou os fãs extremamente preocupados no último domingo, 16 de maio de 2021, ao desabafar no twitter sobre o trabalho no estúdio e afirmar estar saindo de lá.

“Não entendo porque me esforcei tanto para entrar nessa empresa. Também não entendo como ainda existem animadores querendo ir para lá. Trabalhar semana após semana até a manhã do dia seguinte?? Essa foi uma das razões para eu sair.”

Depois da postagem, a discussão ganhou ainda mais peso quando o influente usuário do twitter, Alter DAC, posicionou-se  afirmando que não havia problemas de produção.

A segunda parte de Shingeki no Kyojin: The Final Season está em produção desde que a primeira parte foi ao ar, então, naturalmente, as mesmas pessoas não trabalharão nela, exceto para a equipe principal. Então os animadores não estão “desistindo” do MAPPA, eles apenas terminaram suas partes e iniciaram outros projetos ali mesmo. É assim que as coisas funcionam.

Os demais usuários reagiram a esta última publicação, apontando que ele estava defendendo o modo de trabalhar da empresa. Uma das postagens de maior destaque foi feita por @AnimeAjay:

“Quando este animador mencionou explicitamente no Twitter que entrar para o MAPPA foi um erro e que estava saindo devido às péssimas condições de trabalho… eles estão claramente renunciando, não sendo transferidos para outros projetos. Talvez você deva parar de torcer as coisas para defender uma série que você gosta? "

O animador MUSHIYO continuou num segundo post: 

Teria sido perfeito se pudesse ter treinado alguém para me substituir depois que saí, mas claro, nem deu tempo para isso ... Bom, quando colocaram você trabalhar em quatro projetos simultâneos você não tem tempo para nada, não acha? 

Por fim, alguns queriam agarrar-se à ideia de que MUSHIYO se refere a outra empresa e não aos estúdios MAPPA, uma vez que nunca o menciona. No entanto, esta dúvida foi esclarecida em uma resposta a @ SavageFangirl95, que perguntou "Você está saindo do MAPPA?", Ao que MUSHIYO respondeu: "Sim, cometi um erro."

Fonte: Conta Oficial do Twitter

Qual Sua Reação?

like
4
dislike
1
love
0
funny
0
angry
4
sad
0
wow
0