Ministério da Justiça Manda que Plataformas Parem a Exibição de FIlme de Danilo Gentili

"Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" tem sido alvo de críticas nas redes sociais por causa de cenas de "abuso sexual infantil", segundo o governo bolsonaro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública censurou a comédia de 2017 Como se tornar o pior aluno da escola, alegando se desculpar por abuso sexual infantil.

A decisão foi tomada pelo Ministério da Justiça divulgada nesta terça-feira (15), após a produção ficcional ter sido atacada por bolsonaristas nas redes sociais por uma cena em que crianças são molestadas sexualmente por uma figura adulta.

Em despacho publicado no Diário Oficial da União, a Defesa do Consumidor e o Ministério da Justiça argumentam que a suspensão busca “as proteções necessárias para crianças e adolescentes” e estipula multa de R$ 50 mil por dia para o descumprimento. Em 2017, pasta de lançamento do filme Classificado como não recomendado para menores de 14 anos.

A decisão foi aplicada à Netflix, Globo (dona das plataformas Telecine e Globoplay), Google (YouTube), Apple e Amazon.

para mim O Globo. ator Fabio Borchat – que interpreta um adulto que molesta sexualmente duas crianças em idade escolar – ressalta que o filme é uma ficção.

“Como funciona um filme de ficção científica? Alguém escreve um roteiro e as pessoas são designadas para estrelar esse filme. Normalmente, o filme tem o mocinho e o bandido. O vilão é um personagem ruim. Alguém que faz coisas horríveis. O vilão pode ser nazista, ou racista, ou pedófilo, ou agressor, e pode matar e torturar pessoas…”.
“Quando o vilão faz coisas horríveis no filme, não é um pedido de desculpas ou encorajamento pelo que ele está fazendo, é o mundo pervertido desse personagem sendo revelado. Às vezes é difícil de assistir, realmente.” , continuou.

Os juristas afirmam que g 1 o Ministério viola a Seção 9 do artigo 5 da Constituição. O item 9 diz assim Liberdade de expressão para atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação Independentemente de censura ou licenciamento. Eventuais restrições à liberdade de expressão só podem ser discutidas pelo judiciário.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anteriormente em processo inconstitucional direto que nem mesmo o programa é veiculado em horário diferente de classificação indicativa.

“Neste caso, o Ministério da Justiça vai além dos limites de sua competência. Além disso, é uma contradição lógica entre uma decisão de considerar o filme adequado para maiores de 14 anos e, em um segundo, agir fora da alçada do Ministério da Justiça decidir proibir o filme em um ato exemplar de uma ditadura militar”, afirma o jurista e especialista em direito constitucional Gustavo Benenbogum, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

“Como Ser o Pior Aluno da Escola” é baseado no livro de mesmo nome de Danilo Gentili e lançado em 2009. Ele é um dos roteiristas do filme.

Sobre a Polêmica Gentili disse no Twitter:

tenho na minha carreira é que consegui desagradar com a mesma intensidade tanto petista quanto bolsonarista

Sinopse: 

Bernardo (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) se veem divididos entre as obrigações escolares, a necessidade de tirar boas notas e a falta de propósito em cumprir todas as normas de uma escola que adota medidas cada vez mais politicamente corretas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Após momentos de frustração, Pedro encontra no banheiro do colégio um diário contaminado com dicas para instaurar o caos na escola sem ser notado que pertenceu a Danilo, um aluno que colocou a escola em pandemônio 20 anos antes. Juntos, os dois garotos decidem cumprir o manual e quebrar de vez as regras escolares sem serem pegos.

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0