Moon Knight: Caveleiro da Lua, S1E1 - O Problema do Peixe Dourado

Um estudo de personagem, e vemos a luta que Marc e Steven têm enquanto lutam um contra o outro pelo domínio de um corpo e tentam descobrir como salvar o mundo

Moon Knight (Caveliro da Lua) é uma série original Disney+ criada por Jeremy Slater e baseada no personagem da Marvel Comics criado por Doug Moench e Don Perlin. Steven Grant (Oscar Issac) é um funcionário de uma loja de lembrançinhas que trabalha em um museu enquanto luta contra um distúrbio de sono. Um dia, Steven acorda em uma vila misteriosa e é atormentado por vozes em sua cabeça, bem como visões de uma figura horrível vestida de branco que afirma ser o deus da lua egípcio Khonshu (F. Murray Abraham). Logo, Stephen descobre que não está sozinho em seu corpo e que possui um objeto que o misterioso Arthur Harrow (Ethan Hawke) precisa para despertar o deus egípcio Amnut.

O personagem Cavaleiro da Lua sempre foi difícil de se adaptar em live-action. Ele não é um personagem conhecido fora dos fãs obstinados de quadrinhos. Inclusive, sua história de origem é absolutamente insana:  um personagem criado na década de 1970 com uma das doenças mentais mais estigmatizadas e incompreendidas por aí, Transtorno Dissociativo de Identidade. Isso é muito para tentar colocar em um filme ou programa, e esse show assume toda essa bagagem admiravelmente, inclinando-se para o quão estranho tudo isso é. Em termos de qualidade geral, se houver um episódio fraco no grupo, é o primeiro com certeza, mas é porque há muito o que configurar aqui. Então, se você não ficar muito impressionado com o final do primeiro episódio, acredito que vale dar outra chance ao programa na próxima semana. Na verdade, a série é quase genérica em seu primeiro episódio se comparados a vários outros momentos de outras séries Marvel, tal qual a perseguição de carro ser uma cópia barata daquela feita em Falcação e Soldado Invernal.

Volando ao personagem principal, é difícil entrar nas performances de qualquer um dos atores principais sem abordar o Transtorno Dissociativo de Identidade ou TDI. Isso era anteriormente conhecido como transtorno de personalidade múltipla, e é algo que Steven/Marc tem muito. Vale resaltar, que o show não está fazendo as diferentes identidades parte dos poderes quando ele se tornou o Cavaleiro da Lua; é explícito que eles já estavam lá quando Khonshu deu os poderes a Marc e Steven. Isso é uma coisa difícil de retratar bem, dado o que vimos em Fragmentado. No entanto, dois fatores principais precisam ser levados em consideração.

A primeira é a linguagem. Como dito anteriormente, esta é uma doença mental complexa e complicada que é difícil para os profissionais entenderem, muito menos para as pessoas que fazem um programa de TV sobre um cara fazendo um acordo com um deus egípcio, e ele ganha superpoderes. A linguagem que o Cavaleiro da Lua usa quando falam com Marc e Steven, a maneira como falam sobre si mesmos... essas são as coisas que são importantes. Quando alguém insinua que Steven está quebrado, ele diz: "Eu não estou quebrado, só preciso de uma ajudinha", porque isso é verdade; pessoas com DID não estão quebradas; eles só precisam de ajuda. Em outro episódio, e somos vagos de propósito por motivos de spoiler, outro personagem pergunta: "Marc, é verdade? Você está doente?" Essa palavra, "indisposto", é essencial, e é uma que vemos tão raramente usada sempre que qualquer mídia está falando sobre doença mental, muito menos algo como DID.

A outra coisa a ter em mente vem da atuação do astro Oscar Isaac. Ao contrário de outras coisas em que ficou incrivelmente óbvio qual personalidade está no controle, Isaac torna muito mais sutil. É quase inteiramente em sua linguagem corporal, e a diferença real entre eles é o sotaque. A melhor comparação seria Willen Dafoe em Spider-Man: No Way Home com a personalidade Goblin e Norman. Essa foi outra performance que foi quase inteiramente definida pelo movimento, mas movimentos sutis que são fundamentais. A diferença na linguagem corporal também vem de suas diferentes esferas de vida. Steven é um funcionário de uma loja de presentes, enquanto Marc é um ex-fuzileiro naval dos EUA. Marc não é perigoso porque ele tem DID; ele é perigoso porque é isso que ele precisa ser para sobreviver e pelos poderes que recebeu de Khonshu. No entanto, como dito anteriormente, esta é uma doença complicada, e haverá pessoas descontentes com o retrato. Eles podem se sentir assim, mas vale a pena de alguém que é doente mental de uma forma diferente, a linguagem usada e as performances mostraram boas intenções por parte de todos os envolvidos.

Este é principalmente um estudo de personagem, e vemos a luta que Marc e Steven têm enquanto lutam um contra o outro pelo domínio de um corpo e tentam descobrir como salvar o mundo. Também vemos como eles precisam trabalhar juntos e como, no final do dia, ambos precisam um do outro se quiserem passar por isso, porque ambos têm habilidades que o outro não tem. É uma dinâmica bastante interessante para assistir ao longo de vários episódios.

Quanto ao resto do elenco de Cavaleiro da Lua, todos são ótimos. Ethan Hawke interpreta Arthur Harrow com tanta sinceridade que acha que está fazendo a coisa certa, e fundamentalmente não entende por que alguém não gostaria que ele tivesse sucesso. Ele é calmo, sereno e misterioso de se ver enquanto esse homem despretensioso separa multidões como o Mar Vermelho. Hawke geralmente não faz papéis de vilão, mas estamos recebendo este e The Black Phone este ano, então ganhe duas vezes para nós. Maya Calamawy como Layla é o outro destaque. Infelizmente, o elenco é bastante pequeno e não há muitas mulheres ao redor. Este é principalmente um show de quatro pessoas com Marc/Steven, Arthur, Layla e Khonshu à espreita no fundo. Ela consegue ter uma química completamente diferente com Marc e Steven, o que é fascinante de assistir, mas em termos de personagens que parecem um pouco negligenciados, ela é o maior dos quatro episódios. F. Murray Abraham gritando com Marc ou Steven em narração ou à espreita no fundo como sua forma de deus CGI é simplesmente hilário de assistir por todas as razões certas. Por fim, a trilha de Hesham Nazih é fantástica, e se houver justiça neste mundo, em breve ouviremos mais músicas dele em grandes produções.

Moon Knight está lá em cima com WandaVision quando se trata de tomadas completamente únicas no universo Marvel. Parece muito separado do resto do MCU por design, e se houver easter eggs nesses quatro primeiros episódios, eles estão bem escondidos e não insanamente óbvios. Ainda resta saber se eles serão capazes de aterrissar nesses dois episódios finais, o histórico dos programas da Marvel não é estelar e as coisas ficam bem loucas no episódio quatro. Ainda assim, Moon Knight corre de cabeça para essa estranheza com graça, pois também lida cuidadosamente com doenças mentais. Linha difícil de andar, e eles mais ou menos conseguem.

NOTA: ★ ★ ★ 

O episódio 1 de Moon Knight, “Você que não Pode Ver, Pense Naqueles que Podem, já está disponível para assistir na HBO Max.

Sinopse: 

Em Cavaleiro da Lua, durante um trabalho sujo, o mercenário Marc Spector (Oscar Isaac) sofre um acidente e acaba sendo abandonado por seus comparsas, ficando à beira da morte. Ele é, então, resgatado e levado para um templo egípcio, onde o deus da lua, Khonshu, lhe oferece uma segunda chance de viver em troca do seu corpo como hospedeiro. Ele sofre de transtorno de identidade dissociativa e, quando acorda, acredita ser Steven Grant, uma de suas várias personalidades alternativas. Steven é funcionário de uma loja e sofre de um grave problema de insônia, assim não tem lembrança alguma sobre o que aconteceu com Marc no templo egípcio. Quando começa a ter visões do Cavaleiro da Lua, a personificação de Khonshu em seu corpo, passa a acreditar que está perdendo sua sanidade e misturando real e fantasia. Ele, então, conhece Arthur Harrow (Ethan Hawke), líder de uma seita religiosa que incentiva Marc/Steven a abraçar o caos que sua vida se tornou e aceitar se tornar permanentemente o Cavaleiro da Lua.

Fonte: Disney Site Oficial | Disney+ Site Oficial

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0