Quase Metade dos Jovens Solteiros no Japão Nunca Namoraram
aproximadamente 40% dos homens japoneses solteiros na faixa dos 20 anos nunca tiveram um único encontro.
O Gabinete do Governo do Japão divulgou um novo relatório sobre igualdade de gênero. O grande estudo apresentou uma grande variedade de dados sobre homens e mulheres no Japão, mas uma estatística que foi recebida com surpresa é que, de acordo com o estudo, aproximadamente 40% dos homens japoneses solteiros na faixa dos 20 anos nunca tiveram um único encontro.
Como parte do objetivo geral do documento de esclarecer o status social atual de homens e mulheres no Japão, os pesquisadores perguntaram aos participantes na faixa dos 20 anos se eles eram casados, completamente solteiros ou tinham um "amante" (a palavra japonesa específica, koibito, refere-se a a um parceiro romântico, embora não necessariamente sexual). As respostas foram:
- Homens em seus 20 anos
- Sem cônjuge ou amante: 65,8 por cento.
- Com um amante: 19,1%.
- Na união livre: 1,5 por cento.
- Com cônjuge: 13,6 por cento.
- Mulheres em seus 20 anos
- Sem cônjuge ou amante: 51,4 por cento.
- Com amante: 27,3 por cento.
- Em união consensual: 1,4 por cento.
- Com cônjuge: 19,8 por cento
Essa é uma proporção significativamente maior de homens jovens solteiros do que mulheres, e essa diferença foi refletida ainda mais quando esses mesmos dados demográficos foram perguntados com quantas pessoas eles namoraram. Este é um gráfico das respostas dos homens na faixa dos 20 anos, com a linha verde sólida para homens solteiros e a linha pontilhada para homens casados, e o número de parceiros que tiveram na parte inferior.
Não é a maneira mais intuitiva de apresentar os dados, mas a essência é esta: aproximadamente 40% dos homens solteiros na faixa dos 20 anos pesquisados não tiveram um encontro ou, em outras palavras, não tiveram um encontro em toda a sua vida. Em comparação, o gráfico para mulheres na faixa dos 20 anos (novamente com a linha sólida para solteiras e pontilhadas para casadas) mostra que apenas 25% das mulheres adultas jovens nunca namoraram. Isso pode ou não parecer muito, dependendo da sua imagem de romantismo aos 20 anos, mas ainda é muito menos do que a figura para os homens.
A pergunta sobre o número de parceiros anteriores também foi feita aos entrevistados na faixa dos 30 e 40 anos, que eram mais propensos a ter pelo menos um encontro do que aqueles na faixa dos 20 anos:
PORCENTAGEM DE ENTREVISTADOS QUE NUNCA TIVERAM UM ENCONTRO
- Mulheres na faixa dos 20 anos: cerca de 25%.
- Mulheres na faixa dos 30 anos: cerca de 22%.
- Mulheres de 40 anos: cerca de 12%.
- Homens na faixa dos 20 anos: cerca de 40%.
- Homens na faixa dos 30 anos: cerca de 35%.
- Homens na faixa dos 20 anos: cerca de 22%.
Não está claro, no entanto, se a maior experiência de namoro dos entrevistados mais velhos é porque seus grupos etários eram mais romanticamente ativos na faixa dos 20 anos do que os 20 e poucos de hoje, ou se eles também passaram os 20 anos sem namorar e tiveram sua primeira experiência somente depois de chegaram aos 30 ou 40 anos.
De qualquer forma, os 40% dos homens entre 20 e 29 anos que nunca namoraram parecem um número significativo. No entanto, quando se fala sobre hábitos de namoro no Japão, existem alguns fatores sociológicos relevantes a serem considerados, sendo o mais fundamental que no Japão, convidar explicitamente alguém para um encontro é um movimento maior e mais ousado do que em muitos outros lugares. Isso também não se deve inteiramente à timidez japonesa.
A sociedade japonesa é muito orientada para grupos, e isso geralmente se estende à vida social de estudantes universitários e membros relativamente novos da força de trabalho, as duas categorias em que muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas em torno dos 20 anos. Como há muitas ocasiões para socializar em um ambiente de grupo, sair desse ambiente e convidar alguém para um encontro, onde são apenas vocês dois, pode levar a um senso de interesse e prontidão mais significativo para um relacionamento do que para um encontro.
Em outras palavras, parte do motivo pelo qual 40% dos homens na faixa dos 20 anos e 25% das mulheres na faixa dos 20 nunca tiveram sequer um encontro casual é porque o namoro casual em si é menos comum no Japão, já que “conhecer uns aos outros ” geralmente ocorre em eventos de grupo nominalmente platônicos. Com a monoparentalidade planejada não realmente existente no Japão e o governo japonês lutando para encontrar maneiras de aumentar a taxa de natalidade do país, o Gabinete do Gabinete está interessado em buscar respostas específicas sobre por que tão poucas pessoas namoram e o que pode ser feito para ajudar os não datados, mas não por escolha.
Fonte: SoraNews24 Site Oficial
Copyright 2016 Gender Equality Bureau Cabinet Office.