Sono Bisque Doll Acusado de Promover o Racismo

Um Twitter se tornou virar por mencionar a cena em que Marin Kitagawa usou maquiagem de corpo inteiro para escurecer seu tom de pele e se vestir como a personagem "Prisioneira Veronica"

O usuário do Twitter “fabrickind (@fabrickind)” se tornou viral após postar uma crítica ao último episódio do anime Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (My Dress-Up Darling), mencionando especificamente a cena em que Marin Kitagawa usou uma maquiagem de corpo inteiro para escurecer seu tom de pele e se vestir como a personagem “Prisioneira Veronica“, que é descrita da seguinte forma:

"Ela usa uma gargantilha branca, dentes irregulares, um pequeno pano no peito que enfatiza a parte inferior de seus seios e shorts. A roupa foi finalizada rapidamente devido ao seu design simples, mas Marin não a usou, devido à alta taxa de exposição da pele do peito. No final, Marin provocou Wakana dizendo que ela enviaria fotos dela usando o cosplay."

Em relação às críticas do usuário, que se descreve como um “cosplayer californiano, queer, cronicamente doente, assistente de blogueiro de cosplay e palestrante”, sua mensagem escreveu: “Por mais que eu goste de My Dress-Up Darling, este não está bem. Eu sei que é muito comum mudar o tom de pele na cena do cosplay japonês, mas isso não significa que não há problema em fazer isso, especialmente porque o colorismo é um grande problema e as pessoas com pele escura não podem simplesmente tirá-lo." Como um fato adicional, "colorismo" refere-se ao "racismo baseado na cor da pele".


Assim, os críticos consideram que o fato de Marin Kitagawa ter mudado seu tom de pele com maquiagem (no episódio eles deixam claro que ela não se bronzeou, pois depois de tomar banho ela volta ao seu tom natural de pele) é blackface, que é descrito como a “maquiagem teatral usada para representar uma pessoa negra” e agora considerada uma forma de racismo por ter “brancos desempenhando papéis destinados a negros” e também o fato de que há muitos anos esse tipo de maquiagem era realmente insultante.

Claro, a crítica recebeu uma resposta tão negativa que o usuário cosplayer fechou sua conta no Twitter (as capturas de tela em questão foram salvas por fãs ou obtidas do WayBack Machina), porém, conseguiu inspirar outros usuários a postar críticas a ela. : "Vamos falar sobre o blackface discreto que eles fizeram em My Dress-Up Darling ou não?", escreveu o usuário "@exzraxplorer". “Fui pego de surpresa ao ouvir falar de blackface no anime “My Dress-up Darling. Abriu meus olhos. A questão é que não é óbvio no começo, então muitas pessoas, inclusive eu, não perceberam. Não posso dizer se é racista ou não, o que os outros acham?”, escreveu o usuário “@rinreadsmanga“.

Outros Comentários Escreveram: 

"Tendo visto como alguns japoneses podem ficar escuros com o mínimo de exposição ao sol, por que essas pessoas não os consideram pessoas de cor? Eles se bronzeiam tanto quanto alguns membros da minha família (somos hispânicos), a menos que também sejam confundidos com os mexicanos por serem escuros ao sol e claros no inverno."
“Sabe, na minha época o anime só era discutido em fóruns dispersos. As pessoas só faziam polêmica quando um personagem fazia um roteiro”.
"Talvez a crítica fosse válida se Marin tivesse se maquiado de preto, mas só ficou com um bronzeado falso..."
“Encontrei uma maneira perfeita de mexer com eles. O episódio desta semana teve Marin com um bronzeado (embora falso) e as pessoas estavam dizendo que era racista. Então você diz a eles: então ser bronzeado é ser racista? Eles derreteram porque argumentando contra favores Marin."

A série Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru está no ar desde 8 de janeiro e está confirmada com doze episódios, enquanto as plataformas Crunchyroll e Funimation são responsáveis ​​por sua distribuição no Ocidente, também com dublagem em espanhol latino. Por sua parte, Fukuda publica o mangá na revista Young Gangan da Square Enix desde janeiro de 2018.

Staff:

  • Diretor: Keisuke Shinohara (A3! Season Spring & Summer, Black Fox, Little Witch Academia)
  • Escrita e Supervisão de Roteiro: Yoriko Tomita (Beelzebub-jou no Okinimesu mama, Build Divide: Code Black, Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy)
  • Character Designer: Kazumasa Ishida (Kiznaiver, Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend)
  • Compositor musical: Takeshi Nakatsuka (Augmented Reality Girls Trinary, Brothers Conflict, Magical Girl Ore)
  • Estúdio: CloverWorks

Sinopse: 

Traumatizado por um incidente de sua infância com um amigo que se opôs ao seu amor por bonecos tradicionais, o esperançoso artesão de bonecas Wakana Gojou passa seus dias sozinho, encontrando consolo na sala de aula do clube de sua escola. Para Wakana, pessoas como a bela Marin Kitagawa, uma garota moderna que está praticamente sempre cercada de amigos é como uma alienígena de outro mundo. Mas quando a alegre Marin, que nunca é tímida, vê Wakana costurando um dia depois da escola, ela irrompe com o objetivo de envolver o clube em seu passatempo secreto: cosplay! O coração ferido de Wakana pode lidar com a invasão desse alienígena sexy?

Elenco de voz: 

  • Hina Suguta (Touko Kirigaya en BanG Dream! Garupa☆Pico: Oomori) como Marin Kitagawa.
  • Shoya Ishige (Yuusaki Fujiki en Yu-Gi-Oh! VRAINS) como Wakana Gojo.

Fonte: Sono Bisque Doll Site Oficial | Kakuruyo Conta no Twitter

(c)福田晋一/SQUARE ENIX・「着せ恋」製作委員会

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0