Brasil Perde Dezenas de Sites de Pirataria de Animes

A Associação Japonesa de Animação anunciou que as autoridades brasileiras fecharam 36 sites que hospedavam animes japoneses piratas para residentes do país

Brasil Perde Dezenas de Sites de Pirataria de Animes

A pirataria online de conteúdo de entretenimento japonês, incluindo mangá, anime e videogames, causou perdas de cerca de 2 trilhões de ienes (mais de US$ 14,90 bilhões) em 2021, marcando um aumento de cinco vezes em relação a 2019, de acordo com um estudo de um órgão de vigilância com sede em Tóquio. .

A Overseas Content Distribution Association (CODA) acredita que o aumento acentuado é atribuído às pessoas que passam mais tempo em casa assistindo a conteúdo de entretenimento durante a pandemia do COVID-19, bem como à maior adoção de serviços de streaming.

A pesquisa, publicada em 21 de abril, cobriu quatro categorias de entretenimento: vídeo, conteúdo publicado, videogames e música. Com base em pesquisas de mercado e questionários aos consumidores, a associação estimou que as perdas para os detentores de direitos estão entre 1,9 e 2,2 trilhões de ienes.

Pela mídia, estima-se que a maior parte das perdas veio de anime e outros conteúdos de vídeo, em 906,5 bilhões de ienes e 1,4 trilhão de ienes. Mangá e outras mídias publicadas perderam entre 395,2 bilhões e 831,1 bilhões de ienes.

Com o objetivo de impedir a violação de direitos autorais do conteúdo multimídia japonês, a associação foi fundada em 2002 com o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria e da Agência de Assuntos Culturais. Seus membros incluem empresas de cinema, música e animação. Desde 2021, a associação redobrou seus esforços para reprimir sites de pirataria de anime, colaborando com especialistas em segurança cibernética e focando na identificação dos operadores por trás de sites ilegais.

Como sinal de sua crescente eficácia no combate à pirataria, a associação revelou em 20 de abril que as autoridades brasileiras fecharam 36 sites que hospedavam animes japoneses piratas para residentes do país. De acordo com a associação, este é o primeiro caso de sites estrangeiros que hospedam conteúdo para exibição local sendo retirados depois que seus membros, empresas de animação japonesas, apresentaram queixas criminais.

As autoridades brasileiras examinaram pela primeira vez os operadores de quatro sites após denúncias criminais apresentadas no ano passado pela Toei Animation Co, Toho Co e Bandai Namco Filmworks Inc, todas membros da associação. Os sites, assim como outros nove relacionados, foram fechados. Por meio de negociações com os operadores de outros sites de hackers, outros 18 sites foram fechados, enquanto cinco foram fechados voluntariamente, segundo a associação.

Segundo a associação, entre dezembro do ano passado e fevereiro, os 36 sites foram acessados ​​em média 83 milhões de vezes por mês. Em março, a associação também informou que as autoridades chinesas fecharam um importante site chinês que hospedava anime japonês pirata para residentes no Japão.

Fonte: The Japan Times Site Oficial

THE JAPAN TIMES LTD. ALL RIGHTS RESERVED.

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
1
wow
0