Shuumatsu no Valkyrie Cria Polêmica antes da Estreia
Um campeonato de humanos contra deuses das diversas mitologias para decidir o destino da humanidade
A Adaptação animada do manga escrito por Takumi Fukui e Shinya Umemura, e ilustrado por Ajichika, Shuumatsu no Valkyrie (Record of Ragnarok), pode estar caminhando por águas perigosas antes mesmo da estreia. Na verdade, a premissa é bastante simples: um campeonato de lutas entre humanos vs deuses das mais diversas mitologias e teologia. A priori, a ideia é divertida, mas as coisas poderiam ser bem diferentes a depender da visão da equipe de adaptação.
Existe um grande problema. E acontece que uma das divindades que aparece na história não é mitológica, mas de uma religião atualmente ativa. Enquanto a série mostra Adam, o primeiro humano conforme a Bíblia, ela também mostra Shiva, o deus hindu da destruição, em um papel bastante proeminente. Usar ícones judaico-cristãos e budistas no anime não é incomum, mas a controvérsia tende a explodir sempre que deuses hindus são mostrados. Isso poderia colocar Shuumatsu no Valkyrie na mesma polêmica que o mangá original passou.
A polêmica em torno do Shuumatsu no Valkyrie se manifestou no governo dos Estados Unidos em outubro de 2020, quando Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, emitiu um comunicado criticando o mangá por sua banalização dos deuses e deusas hindus. Esta não foi a primeira vez que Zed fez tais reclamações. Zed criticou anteriormente o videogame Shin Megami Tensei IV: Final por apresentar Krishna, o oitavo avatar de Deus Vishnu, e o videogame SMITE por apresentar a Deusa Kali. Ele também criticou abertamente Apocalypse em X-Men: Apocalypse.
Zed argumenta que meios de comunicação como este distorcem os ensinamentos hindus, apresentando uma versão deles que é imprecisa na melhor das hipóteses e insultuosa na pior. No que diz respeito a Krishna em Shin Megami Tensei IV, Krishna tinha pouco ou nada como as representações tradicionais Dele na tradição hindu. Por trás da pele azul de Krishna, mas ele acrescentou um chapéu sombrio que o faz parecer um gangster subversivo.
Sinopse:
Os deuses do mundo reuniram-se para decidir a continuidade da existência humana. Sob a liderança de Zeus, as divindades da Grécia Antiga, mitologia nórdica e hinduísmo, entre outras, convocam uma assembleia a cada mil anos para decidir o destino da humanidade. Infelizmente, após milhares de anos todos os deuses votaram unanimemente a favor do fim da raça humana.
Antes que o prazo para o fim do mundo acabe, Brunhild, uma das 13 valquírias semideuses, apresenta uma proposta: dar uma oportunidade para que a humanidade lute, um confronto entre homem e deuses. Estimulados pela audácia do desafio, o conselho divino acata confiante o desafio. Para ter uma chance contra os seres supremos, Brunhild precisará reunir os maiores personagens da história, caso contrário, a sentença de morte soará para a humanidade, o Ragnarok.
© アジチカ (著), 梅村真也 (著), フクイタクミ (著) / TOKUMA SHOTEN 徳間書店