Shadow House (episódios - 1 e 2)

As sombras são os seres governantes servidos pelos chamados "Bonecos Vivos", pessoas que são as imagens humanas das formas das sombras. Simultaneamene, todas as respostas estão veladas na escuridão e as perguntas são muito inovadoras.

Shadow House (episódios - 1 e 2)

Fonte: Youtube | Site Oficial

Em Shadow House, as sombras são mais que seres vivos. Na verdade, são os seres governantes e servidos pelos chamados "Bonecos Vivos", pessoas que são as imagens humanas das formas das sombras. Ao que tudo indica, os papéis tradicionais de sombra e homem foram apenas invertidos. Enquanto as sombras exercem dominância, as pessoas são forçadas a seguir atrás, como reflexos imperfeitos daqueles que estão de fato vivos.

Aqui acompanhamos a Boneco Vivo, nomeada no segundo episódio de Emilico. Na história do primeiro episódio ela foi recém-criada, ou sofreu lavagem cerebral, e está prestes a começar a servir sua ama das sombras, a jovem Kate. Apesar de não ter um nome a priori, ela está longe ser uma criança informe recém nascida, porque sabe andar, falar, seguir instruções, obedecer e limpar. A única coisa além de suas indagações e habilidade é o que significa ser uma boneca viva e, muito possivelmente, que ela não é uma boneca criada geneticamente. Obviamente, aqueles que detém o poder nessa realidade, de modo a melhor preservar os segredos ou a mística do universo, convencem as pessoas de que são bonecas, visto que esta categoria de ser não tem vontade própria.

Nesse ponto da narrativa, Emilico é demasiado ingênua para suspeitar que algo muito importante não está sendo dito acerca de sua origem. Francamente! Ela é tão inocente que parece preparada para uma revelação posterior de alguma categoria de verdade terrível - o grande mistério e seu encaminhamento está muito na cara. Ao menos, no episódio 2 os acontecimentos são direcionados a um caminho bem mais sombrio. A  diferença em Mia, por exemplo, não poderia ser mais gritante: sozinha, ela canta, é simpática e aparenta gostar genuinamente de Emilico. Porém, na presença de sua dona Sarah, ela nada mais é do que um retransmissor das expressões faciais visíveis de Sarah: Ela imita os movimentos e gestos da dona proprietária para exibir expressões que não podem ser vistas em seu próprio rosto enegrecido pela fuligem escura. Em suma, isso significa ser uma boneca, existir apenas para propósitos de sua amante e não ter vontade própria na presença dela.

Esse anime discute bem o papel do servo na sociedade vitoriana. Além disso, ela também é competente em  discorrer o papel de crianças sendo vista e não ouvidas. Kate também é um fator digno de nota, pois ela produzir muita fuligem de ansiedade confirma sua insatisfação com o sistema. A título de exemplo, ala sabe que não deve ir atrás de Emilico quando esta cai no pátio. Isto, pois Sarah deixa claro que enquanto Kate e sua Boneca não estiverem em sintonia, Kate não deve ser vista. 

Dessarte, devido aos acontecimentos presenciados no segundo episódio apenas, acredito que vale muito apena continuar a companhar este anime. Até o momento, todas as respostas estão veladas na escuridão e as perguntas são muito inovadoras.

NOTA: ★ ★ ★ ★

(c)ソウマトウ/集英社・シャドーハウス製作委員会

Qual Sua Reação?

like
2
dislike
0
love
2
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0