Higurashi - SOTSU (episódios - 1 e 4)

Keiichi vê-se em meio a uma aterrorizante realidade, onde assassinatos e desaparecimentos podem estar relacionados ao ritual de um deus local da pacata vila

Higurashi - SOTSU  (episódios -  1 e 4)

Fonte: Site Oficial

Os primeiros episódios de Higurashi: When They Cry - SOTSU são mini arco de "Resposta".  Aqui acompanhamos a personagem Rena, sua vida familiar, e como a injeção de Satoko a estimula a agir para "proteger" seu pai de um relacionamento de exploração. Também acrescenta um pouco de emoção à medida que aprendemos sobre as circunstâncias que levaram ao divórcio de seus pais.

Infelizmente, quanto a perguntas relativas a narrativa principal, o arco de 3 episódios não fornece nada além do background de Rena. por exemplo,  sua  paranóia não serve a nenhum propósito fora de Satoko querer torturar Rika por "abandoná-la". Na verdade, o terceiro episódio parece mais com clipes esporádicos retirados de GOU vistos de novos ângulos para destacar onde Rena estava no momento. A parte mais atraente é mostrar Rena desenterrando continuamente o corpo de Rina e movendo-o toda vez que ela acha que pode ser desenterrado ou ter sua localização comprometida. Terminamos com o rosto de Rena e Keiichi em sua casa seguido por Rika se matando para escapar da linha do tempo - com uma quantidade cômica de sangue.

O episódio quatro começa a parte da "Resposta" para o arco Mion / Shion, pelo qual admito ter uma queda. Foi também a parte mais "misteriosa" de GOU, pois mudou fortemente os eventos. Então, fiquei desapontado quando a maior parte desse episódio foi uma exposição entre Satoko e Eua, seguida por uma colocação de mesa para explicar como Satoko acabou com uma arma e por que ela é adepta de atirar. Todo o fio da trama parecia extremamente frágil, a maior parte do qual eu contribuo para as interações de Satoko com seu tio. Sinceramente, sinto que perdi algo aqui e estou tendo algumas preocupações legítimas sobre como a escrita na SOTSU planeja lidar com Teppei, agora que sabemos que Satoko está girando no tempo para se vingar de Rika.

Em paralelo a isso, GOU foi informado principalmente da perspectiva de Rika e o arco se concentrou em conseguir que os Serviços de Bem-Estar Infantil removessem Satoko dos cuidados de Teppei. A história toda foi contada de forma direta. Agora temos que reconciliar que tudo o que aconteceu naquele arco poderia ser, em alguma parte, propositalmente manipulado por um Satoko vingativo. Que é talvez a maior lata de vermes que Higurashi apresentou. Sempre foi aceito que Teppei era legitimamente abusivo; Satoko teve um ataque de pânico em larga escala na frente de sua classe, e um relatório anterior falso enviado por Satoko contra seu ex-padrasto impediu o CWS de agir devido às preocupações sobre Teppei.

Mas agora temos Satoko aparecendo na casa de Teppei, um homem que ela obviamente odeia, e o manipulando para apostar nas corridas de cavalos para que ela possa embebedá-lo e usar seus contatos sombrios para comprar uma arma. Isso não nega imediatamente como ele foi caracterizado em encarnações anteriores da história, mas pelo menos nesta linha do tempo ele está se curvando para apaziguar Satoko e não está claro o porquê. Ela já foi removida de seus cuidados nesta linha do tempo e ele quer mantê-la feliz a fim de manter as autoridades fora de seus negócios? Ou ele apenas ... não é uma pessoa má? Seu comportamento abusivo depende do álcool e do estresse e ele não é horrível?

Não me oponho abertamente a dar nuances aos abusadores, mas fico irritada quando isso se transforma em "eles estavam mentindo sobre o abuso". Eu sinto que a repreensão de Satoko sobre Teppei não se limita apenas a manter uma casa suja, mas não consigo entender seu comportamento neste episódio e como isso se encaixa em sua caracterização anterior. Também vemos que Mion (a menos que seja Shion!) É injetado por Satoko nesta volta, mas não sabemos como, pelo menos não como Satoko fez isso sem Mion perceber. Toda uma narrativa paralela sobre o jogo de azar de volta para o futuro, mas nada sobre como Mion foi espancado sem saber.

Higurashi: When They Cry, não criou a roda ou mesmo adaptou-a, porém o estilo de animação e a direção fazem valer a pena. No momento, aguardo com certa cautela o episódio cinco e caso ele não vingar talvez eu desista do anime.

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0