VIVY: Fluorite Eye's Song (episódios - 1 e 2)

Uma IA aspirante a Idol têm a missão de salvar o mundo, conforme o Ursinho de Pelúcia com memórias do futuro distópico lhe anuncia

VIVY:  Fluorite Eye's Song (episódios - 1 e 2)

Fonte: Site Oficial

Vivy ao lado de 86 são os animes mais ambiciosos da primavera de 2021 até agora. Em um crossover do autor de Re:zero, Tappei Nagatsuki e do colaborador Eiji Umehara, a estreia constitui nos seus dois primeiros episódios um ganho forte com urgência e uma premissa moralmente difícil de escolher para a nossa protagonista. Esta terá que escolher entre destruir toda sua espécia para salvar os humanos ou reservar-se a que entende como sua programação.

Na história, Vivy, uma IA aspirante a Idol, foi escolhida por um professor do futuro para matar todas as IA's antes que elas se revoltem e comecem a matar toda a humanidade. Para tal missão, nossa musa abriga um mensageiro do futuro que vai acompanha-la ao longo desta nobre jornada de genocídio em massa. Bem, isso  é uma redução conflitante da mensagem que Vivy foi programada para querer, tornar todas as pessoas felizes através da sua música. De qualquer forma, o que este mensageiro em forma de urso de pelúcia sádico quer é evitar a extinção humana. Para isso eles devem alterar uma série de eventos de modo a mudar a história do futuro.

Onde o conflito surge é no fato de que Diva quer usar seu conhecimento futuro para salvar tantas vidas quanto possíveis, enquanto Matsumoto não quer “salvar” ninguém. Ele quer que aqueles que morreram em sua linha do tempo morram e aqueles que viveram para viver. Isso faz de Diva e o urso aliados e inimigos - unidos pela causa, mas opostos pelos meios. Mas o que é interessante é que à medida que sua jornada de cem anos avança, Matsumoto se tornará cada vez menos eficaz à medida que a tecnologia avança. Enquanto isso, Diva, com seu corpo físico, se tornará cada vez mais necessária. Portanto, embora Matsumoto possa ter o controle geral agora, é apenas uma questão de tempo até que o equilíbrio de poder mude.

Se duas IA's diferentemente programadas em questões de genocídio em massa não fosse o suficiente, Vivy ainda encontra espaço para subverter convenções de gênero. É muito comum em estórias sobre a criação e evolução das IA's a discussão em torno de restringir os direitos aos robos, neste anime é justamente o contrário, dar-lhes direitos leva a humanidade a um fim violento. Isto, pois no mundo de Vivy, por um lado as IA's não podem ter mais de uma missão e por outro não existem leis da robótica que controlam as ações deles. Na verdade, a única razão pela qual ela concorda em ajudar Matsumoto a parar o apocalipse é porque, para fazer os humanos felizes através do canto, os humanos têm que estar vivos.

Assim, acompanharemos o conflito na dinâmica de relacionamento tenso do urso e da Vivy em uma produção simplesmente linda, com uma trilha sonora consistente e uma animação deslumbrante.

NOTA: ★  ★  ★  ½

Qual Sua Reação?

like
11
dislike
0
love
2
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0