Annette é um Filme Estranho e Melancólico sobre a Essência do Mal
em ‘Annette” Henry (Driver), um comediante, e Ann (Cotillard), uma cantora conhecida internacionalmente formam um casal perfeito, Porém, a vida dos dois muda com o nascimento de sua primeira filha, Annette, uma garota /boneca misteriosa com um destino excepcional.
Annette é uma bebê delicada criada pelo diretor Leos Carax, a menina é um simbolo perfeito para representar este filme que consegue sair do estranho em direção ao angustiante depois de uma única transição de cenas. Ela é filha do grande comediante Henry McHenry (Adam Driver) e da cativante cantora de ópera Ann Defrasnoux (Marion Cotillard), e é abençoada com uma voz que atrai a atenção de milhões. Ela também é uma marionete de madeira. A propósito o Filme é um musical.
Muitos filmes desafiam uma descrição fácil, mas resumir Annette é particularmente difícil. Esta fábula operística de amor, celebridade e autodestruição apresenta um enredo trágico digno da atenção de todos na minha opnião. O filme é estranho e doloroso, pedindo ao espectador para encontrar a humanidade dentro da história irreal da ascensão de uma criança fantoche à fama. Ele está disponível para transmissão no MUBI.
Um novo filme Carax é raro o suficiente para ser um evento cinematográfico. Annette é seu primeiro longa desde Holy Motors de 2012, uma viagem fantasmagórica pela vida de vários personagens parisienses que foi um dos filmes mais exclusivos da década anterior. Alguns de seus outros trabalhos, como a estilosa parábola da AIDS Mauvais Sang e o romance hipnotizante The Lovers on the Bridge, estão entre os meus favoritos de todos os tempos. Portanto, minhas expectativas em relação a Annette eram altas, especialmente porque Carax havia conseguido entrar na lista A de Hollywood, Driver, como seu ator principal, e o magro francês Denis Lavant.
É uma colaboração valiosa. Driver sempre foi uma presença imponente na tela, mas Carax o transforma em um bruto semiferal. No filme, Henry sobe ao palco para uma comédia ambientada em um robe de boxe, medita furiosamente sobre a morte e a crueldade, ridiculariza abertamente seus espectadores e nunca fornece uma linha de riso tradicional. O público engole. Seu monólogo lembra o colapso de muitas celebridades tóxicas na vida real - não importa o quão desagradável seu material se torne, a multidão só quer mais.
A tensão entre a fama de Henry e sua monstruosidade impulsiona Annette, que foi escrita pelos irmãos Mael e Carax. Henry é um show de terror vivo que se autoproclama “O Macaco de Deus” e cuspiu material provocativo. Mas seu relacionamento com Ann é inegavelmente terno; no início do filme, eles cantam uma balada tenebrosa intitulada - literalmente - “We Love Each other so much”, primeiro enquanto dançavam juntos na floresta e depois no meio do coito. Inicialmente, Carax e Sparks parecem estar contando uma fábula moderna à la A Bela e a Fera, com a encantadora Ann (cujas performances de ópera são tão delicadas quanto a comédia de seu marido) domando o feroz Henry.
Em seguida, seu bebê boneco de madeira nasce, e qualquer ilusão de que Annette possa ser um simples romance é destruída. Os 141 minutos de duração do filme abrangem morte, vingança, exploração artística e assombrações além do túmulo. Carax se inclina para a bruxaria do cinema em todos os lugares que pode: uma tempestade consome o casal enquanto eles dançam em frente a uma tela que projeta um tufão, e mais tarde Annette canta em um evento esportivo que parece ridículo chamado "Hyper Bowl", cuja crueza rivaliza com aquele das rotinas de stand-up de Henry. E então há o próprio bebê fantoche, uma criança bizarra e linda cuja existência inteira parece um pesadelo sob medida.
Talvez sua natureza como um objeto de entretenimento seja um comentário sobre a atenção bizarra dada aos filhos de celebridades; talvez Carax simplesmente não quisesse trabalhar com um jovem ator. Qualquer que seja a razão de seu estado de ser, a marionete é hipnotizante. Enquanto Henry e Ann cuidam e às vezes negligenciam essa criatura triste, Carax testa os limites da empatia do público - eles podem sentir algo tão obviamente artificial? Essa artificialidade aumenta o amor do espectador por Annette? Carax foi o pioneiro de um movimento no cinema francês chamado de “cinéma du look”, que enfatiza astúcia e irrealidade, e em Annette seus visuais são tão afetados quanto possível, condizentes com a história melodramática e seu cenário chamativo.
Não vou estragar o enredo, mas fique tranquilo, pois muitas coisas terríveis acontecem, principalmente nas mãos de Henry. Ainda assim, a história não é sobre a maldade do homem. O filme explora a natureza venenosa da fama, perguntando se os atos sombrios de Henry são premeditados ou predestinados. Se lançar como um monstro público o tornava um monstro privado, ou ele sempre foi tão cruel? O enigma me abalou depois que deixei o teatro; Será que fui investido em um personagem inerentemente malicioso, ou sua queda moral poderia ter sido evitada, se sua torcida platéia tivesse sido silenciada? Mais do que o canto constante, é assim que Annette mais se assemelha à sublime tragédia da grande ópera: Você sabe que o triste final está chegando, mas o tempo todo, você deseja uma maneira de pará-lo.
Annette estreou na França em 7 de julho de 2021 pela UGC Distribution, um dia depois de estrear como filme de abertura no Festival de Cinema de Cannes de 2021
NOTA: ★ ★ ★ ★
Fonte: Annette em Site Oficial | Annette em IMDb | MUBI Site Oficial