The Batman é um Filme Noir de Investigação que Empolga, Perturba e Mergulha Profundo na Psiquê do Batman

The Batman não reinventa a roda, mas da-nos uma nova pespectiva do Cavaleiro das Trevas. Isto com muito estilo e ríspidez

The Batman, co-escrito e dirigido por Matt Reeves, serve como a mais recente reformulação da franquia de filmes do Cavaleiro das Trevas. Dois anos em sua carreira como Batman, Bruce Wayne (Robert Pattinson) é confrontado com uma série de assassinos terríveis cometidos por um homem que se autodenomina “O Charada” (Paul Dano). Com a ajuda do tenente James Gordon (Jeffrey Wright), Batman descobre um emaranhado de segredos e mentiras que envolve vários membros da elite de Gotham, incluindo seu falecido pai. Para complicar ainda mais, a presença de Selina Kyle (Zoe Kravitz), uma ladra que se envolve com Batman de várias maneiras.

O que eu amo nos super-heróis é que eles combinam perfeitamente com outros gêneros de filmes, e é provavelmente por isso que o meio dos quadrinhos tem servido como um terreno fértil para adaptações para TV e cinema. Você pode pegar John Constantine e jogá-lo em um filme de terror; você pode pegar o Capitão América e jogá-lo em um thriller de espionagem. Reeves adota a abordagem do filme noir, que se encaixa perfeitamente no aspecto detetivesco do Batman. Em vez de um casaco e fedora, nosso protagonista usa uma capa esvoaçante, máscara e armadura preta. Há uma femme fatale – que por acaso possui um bando de gatos e invade cofres. O protagonista mantém um diário no qual narra seus pensamentos sobre a cidade. E Gotham City é muitas vezes encharcada de chuva e sombras, que o diretor de fotografia Greig Fraser usa para criar várias imagens impressionantes. Do Batmóvel atravessando uma parede de chamas ao Batman andando pelas sombras enquanto as balas ricocheteiam em sua armadura, Fraser pega a ideia de Batman colocando o medo de Deus em seus inimigos e aumenta para 11.

Reeves e o co-roteirista Peter Craig, ao lado de Pattinson, também mergulham na psique de Batman de uma maneira que não vejo desde Batman: Mask of the Phantasm. Bruce Wayne escolheu se dedicar à sua missão como Batman e não faz uma aparição pública há anos, o que é um ponto de discórdia entre ele e seu mordomo / figura paterna Alfred Pennyworth (Andy Serkis). Pattinson explora profundamente o poço de raiva dentro do personagem de Batman. Isso se reflete em como ele luta, com velocidade desumana e socos de quebrar ossos. Ele até mesmo ataca um homem por muito mais tempo do que o necessário. Isso se reflete em sua voz, que é um sussurro baixo que muitas vezes se transforma em um rugido quando ele está interrogando alguém.

Pattinson também parece extremamente magro e assombrado às vezes; ele nem se dá ao trabalho de limpar a maquiagem dos olhos sob o capuz. Reeves disse que o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, foi uma grande influência em seu Batman, e isso mostra, desde o cabelo comprido de Pattinson até sua natureza reclusa. “Something In The Way” do Nirvana ainda toca em dois pontos-chave e influenciou a trilha sonora de Michael Giacchino, especialmente o leitmotiv central, que soa como a fusão perfeita do tema Batman de Danny Elfman e o tema de Shirley Walker para Batman: The Animated Series. Entre The Batman e Spider-Man: No Way Home, Giacchino continua a criar um som super-herói que permanece com o espectador por muito tempo após os créditos terem rolado.

Felizmente, este novo Batman não é construído sobre músculos - muito pelo contrário. Bruce rapidamente prova que é (quase) sempre o homem mais inteligente da sala. Ele olha as cenas do crime e faz deduções sem esforço. Ele é escrito como um Rain Man criminológico, ou Sherlock Holmes de Robert Downey Jr (ou os videogames Arkham Asylum). Ele é paciente, meticuloso e fascinante de assistir.

Nenhuma dessa caracterização densa poderia funcionar sem o desempenho verdadeiramente magistral de Pattinson, no entanto. O ex-ator de Crepúsculo oferece, sem dúvida, o melhor retrato de Batman na tela de todos os tempos. Ele é assustador, inteligente, perigoso. Uma verdadeira entidade boa caótica com poucos aliados e uma lista crescente de inimigos. Ele é o Batman definitivo.

O elenco de apoio também tem um ótimo relacionamento com Pattinson, especialmente Kravitz e Wright. Pattinson e Kravitz têm uma química fora do comum; Batman e Selina estarão lutando em um momento e se beijando no próximo, ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Wright traz a mesma sensação de calma e gravidade para Gordon que ele trouxe para Uatu, o Vigia, em What If…? Na verdade, alguns dos meus momentos favoritos no filme vêm de Batman e Gordon trabalhando juntos. Os dois até fazem uma rotina de “policial bom, policial ruim” quando pegam o Pinguim (Colin Farrell), ou como o Pinguim coloca, “policial bom, policial de merda”. Tendo trabalhado com Reeves em Dawn of the Planet of the Apes e War for the Planet of the Apes, Serkis é uma presença sólida como Alfred; Eu só queria que ele tivesse mais cenas.

Meu único problema é com os vilões da peça. Charada de Dano é o principal antagonista e o mais interessante. Há um método para sua loucura que realmente o posiciona como um espelho sombrio para o Batman. Dano também interpreta um personagem que está muito longe de suas performances habituais em There Will Be Blood and Looper. Seu Charada é genuinamente aterrorizante (perturbador, esteja ele em seu traje verde escuro inspirado no Zodiac Killer ou sentado em uma cela no Arkham Asylum. Farrell se sai muito bem também. Primeiro as próteses usadas para transformá-lo no Pinguim são impressionantes, segundo seu desempenho como um personagem rato, asqueroso e estremamente mafioso são mais que perfeitas. É um personagem que aparece pouco, mas deixa a sensação de quero ver mais sobre ele.

O Batman serve como uma visão infundida de super-heróis no gênero noir, com Robert Pattinson mergulhando profundamente no estado de espírito do Cavaleiro das 

NOTA: ★ ★ ★ ★ ★ 

The Batman estreiou nos cinemas em todo o país em 4 de março de 2022.

Sinopse: 

The Batman, co-escrito e dirigido por Matt Reeves, serve como a mais recente reformulação da franquia de filmes do Cavaleiro das Trevas. Dois anos em sua carreira como Batman, Bruce Wayne (Robert Pattinson) é confrontado com uma série de assassinos terríveis cometidos por um homem que se autodenomina “O Charada” (Paul Dano). Com a ajuda do tenente James Gordon (Jeffrey Wright), Batman descobre um emaranhado de segredos e mentiras que envolve vários membros da elite de Gotham, incluindo seu falecido pai. Para complicar ainda mais, a presença de Selina Kyle (Zoe Kravitz), uma ladra que se envolve com Batman de várias maneiras.

Fonte: HBO MAX

© HBO brasil

Qual Sua Reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0