Odd Taxi (episódios 1-3)
Odd Taxi constrói seu thriller de crime excêntrico com humor observacional irônico, personagens decadentes e animais falantes
Fonte: Site Oficial
Odd Taxi constrói seu thriller de crime excêntrico com humor observacional irônico, personagens decadentes e animais falantes. Também se destaca como uma dos shows mais fortes da temporada de anime da primavera de 2021, ou pelo menos, é a melhor com uma morsa como protagonista. Honestamente, porém, a estética do desenho animado e os personagens animais antropomórficos são provavelmente os aspectos mais convencionais da série até agora. E é por isso que gosto tanto! De qualquer forma, tem havido muitas séries recentes de anime peludo. O que realmente diferencia Odd Taxi da embalagem não é sua aparência, mas sua voz - tanto no sentido abstrato quanto audiológico da palavra. O desenvolvimento impulsionado por brincadeiras e mistério é sua qualidade mais refrescante e, a partir de seu terceiro episódio, Odd Taxi tem muito a dizer.
A maior parte das particularidades do anime advêm do protagonista. Odokawa, um motorista de taxi amargurado de 41 anos que vive uma vida solitária, é um personagem principal incomum para um anime. Ele não seria, no entanto, um protagonista atípico para um filme de Martin Scorsese, para citar o exemplo imediatamente óbvio. Nesse aspecto, ele é uma espécie de anti-herói familiar e imperfeito: ranzinza, sarcástico e anti-social, mas possuindo um código moral forte ao lado de um passado trágico que informa sua irritação no presente. O primeiro episódio também sugere fortemente que a estética antropomórfica do show pode ser uma consequência do agravamento de seus problemas psicológicos, incluindo insônia. E se ele é um narrador não confiável, isso levanta todos os tipos de questões sobre seu papel no desaparecimento da menina do colégio no centro da narrativa. Ele a está ajudando, deixando-a ficar em seu apartamento, ou há algo mais sinistro acontecendo? Gosto de Odokawa, mas também gosto de não sabermos o quanto podemos confiar nele. O senso de mistério da Odd Taxi é muito mais rico por causa disso.
Em verdade, a idiossincrasia mais marcante de Odokawa, e do próprio Odd Taxi, é sua predisposição para divertimentos bem colocados no roteiro. De sagacidade afiada a hipnotizante inanidade, o ritmo do diálogo mundano é a batida do coração de Odd Taxi. Cada episódio se desenvolve em torno das conversas que Odokawa tem com seus passageiros e, embora não seja rápido em iniciá-las, ele está enganosamente ansioso para mantê-las em movimento. Por exemplo, eu sei que me apaixonei por ele assim que ele começou a desmontar a vergonha fundamental por trás da busca pela viralidade do Twitter.
Essa aptidão para recreações prolonga-se a todos os relacionados de Odokawa. Nessa interaçãs vemos suas personalidades se desdobrarem organicamente enquanto tagarelam sobre tópicos sem importância. Embora haja um sabor manzai no vaivém entre os personagens, é muito mais moderado e rápido do que estou acostumado, e o fluxo também parece mais natural do que em um anime típico. Os personagens frequentemente interrompem e conversam uns com os outros, e as rotinas podem até parecer improvisadas. Entre a proeminência do talk show de rádio e as discussões de rakugo, a escrita exibe um carinho e respeito pelo entretenimento de palavra falada que torna a alta qualidade de seu próprio diálogo nada surpreendente.
Ao passo que o elenco e a teia de relacionamentos "humanos" tornam-se cada vez mais bizantinos, o grupo central permanece sólido o suficiente para manter as rodas da trama no asfalto. Gosto especialmente de Shirakawa como um bom contraste para Odokawa. Ela é mais jovem, mais inteligente e mais legal, mas também é rápida em evitar e reagir ao sarcasmo dele com a mesma quantidade de molho. Em paralelo a isso, o contrabando de drogas também adiciona um lado sombrio e atraente a sua personagem, tornado ainda mais identificável pela insinuação de que ela só está fazendo isso para pagar seus empréstimos estudantis. Tenho que amar o capitalismo! Kakihana é uma contrapartida pateta bem-vinda para a melancolia de Odokawa, mas até ele tem o pathos de um zelador idoso que sente que perdeu o ônibus em algum lugar ao longo de sua vida. Em geral, estou realmente atraído pela capacidade da Odd Taxi de dar golpes merecidos nas falhas de seus personagens e enfatizar sua humanidade em face de um universo cruel e caótico. A dupla Homosapiens, por exemplo, soa como fanfarrões afavelmente amargos no rádio, mas sua cena no táxi de Odokawa fornece um retrato mais complexo (e engraçado) de dois idiotas com afeto genuíno um pelo outro. É uma escrita inteligente de personagens, e espero que continuemos recebendo cenas como essa, mesmo que a trama eventualmente decida assumir o controle.
O quebra-cabeça central da menina desaparecida do colégio e seus laços com a máfia é uma força motriz importante, mas Odd Taxi se contentou em deixá-lo queimar lentamente no fundo enquanto continua a estabelecer seu elenco e cenário. É por isso que chamo o show de impulsionado por brincadeiras, em vez de direcionado por enredo. Dito isso, eu gosto da teia cada vez mais emaranhada que vem tecendo, cheia de criminosos e outros personagens duvidosos, cada um com sua própria agenda e ambição. Estou definitivamente intrigado em ver como todos esses pontos se conectam. O terceiro episódio, para esse fim, termina em um inferno de piada, quando é confirmado que a namorada Tinder adolescente de Kakihana é na verdade um dos ídolos de Mystery Kiss, seguido por seu empresário enorme.
Portanto, decerto tem muita coisa acontecendo em Odd Taxi! Adorei tudo, desde a combinação de piadas, jabs, baboseira e direção até o tempo que o show leva para construir seu universo e estabelecer personagens. Estou a bordo, e talvez mais importante, acho que a abordagem atípica de Odd Taxi para seus personagens, diálogos e estética poderia atrair públicos fora da esfera usual de anime. Provavelmente é muito estranho para ser um grande sucesso, contudo se mantiver esse nível de qualidade, tem a chance de se tornar uma daquelas joias escondidas que você recomenda aos seus amigos anos depois.
NOTA: ★ ★ ★ ★ ★